ACDMP - Insights

Macro Tendências de Marketing e Tecnologia

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Nossa análise de Macro Tendências para os Próximos 24 meses

December 10, 2021

Inovação

Tempo de leitura: 11 min
DIRETO AO PONTO

A todo momento surgem novas tecnologias, tendências e oportunidades no mercado, e parte do nosso trabalho é acompanhar tudo que existe de novo para poder melhor nos preparar e também informar nossos clientes.

O ritmo de inovação, implatação e amadurecimento tecnologico é ciclico, ou seja, para implatar novas tecnologias é necessario por muitas vezes amadurecer dentro do negócio uma ou diversas tecnologias do ciclo anterior.

Ao ler este relatório de macro tendências você ficará a par de 13 tendências que acrediamos serem as mais importantes para este novo ciclo, cada uma delas representa uma oportunidade real e obter maiores vendas, lucros e uma vantagem competitiva real sobre a concorrência.

Nosso relatório básico de macro tendências é atualizado anualmente, costumamos incluir nele as novas tecnologias que são mais relevantes para as atuais estratégias dos nossos cli4entes. Ou seja, novidades e inovações que representam possibilidade real de gerar ROI positivo para os clientes já neste ciclo, e que são definitivamente obrigatórias para o próximo ciclo(leia mais sobre ciclos aqui).

Ciclos pequenos e ciclos grandes, ciclos pequenos seguem a metodologia TIK e TOK, um ano de planejamento (tik) seguido de um ano de execução (tok). Obviamente nem toda tecnologia ou inovação precisa de 1 ano inteiro de planejamento ou execução, mas utilizamos este modelo para exemplificar as vantagens de se trabalhar e planejar ações presentes com os olhos para o futuro. Você passa a ter tempo para fazer as coisas de forma segura e bem feita e ainda por cima pode sair na frente da concorrência, virando notícia muito antes deles.

Esse relatório é diferente do nosso outro relatório ACE next big ideas, onde focamos nas maiores oportunidades de negócios e investimentos da próxima década. Este daqui é mais mãos a obra, contendo coisas que você já pode começar a fazer ou ao menos começar a se preparar para. Embora aceitemos uma precisão de apenas 65% para algumas macro tendências do relatório next big ideias,  não aceitamos incluir tendências com menos de 85% de certeza aqui no relatório macro 24.Uma analogia adequada seria algo como: já estamos investindo e trabalhando em todos os itens do macro 24(ciclo pequeno), enquanto no next big ideas(ciclo grande)o nosso comprometimento ainda não necessariamente comporta todas as inovações e tecnologias mencionadas.Vamos ao que mais interessa, segue a nossa lista de macro tendências de tecnologia e marketing para os próximos 24 meses.ivo para os clientes já neste ciclo, e que são definitivamente obrigatórias para o próximo ciclo(leia mais sobre ciclos aqui).

Resolução de identidade e modelos de atribuição avançados com CDP

Com a guerra cambial e disputas comerciais se acirrando, os governos mundiais estão cada vez mais fechando o cerco sobre as grandes empresas de tecnologia, restringindo cada vez mais a ação destas sobre o pretexto de proteger a privacidade dos cidadãos. Todo o movimento mundial sobre o “você aceita os cookies?” é apenas um dos reflexos dessa macro mudança ainda em andamento e que agora também caminha para criação de um imposto internacional que visa combater os paraísos fiscais.

Algumas empresas mais inteligentes estão aproveitando a oportunidade criada pelos governos para se fecharem dentro de si mesmas, criando seus próprios silos, é o caso da APPLE APPL 1,15%, que já tem planos de lançar seu próprio buscador em um futuro não muito distante. Tais restrições entre coleta e troca de informações entre plataformas anuncia o fim dos third party cookies, obrigando as empresas a darem mais atenção para os dados que coletam diretamente de seus clientes, first party.

Sistemas de resolução de identidades integrados a plataformas CDP(customer dataplatform) fazem  exatamente isso, coletam todos os dados possíveis sobre os clientes, em múltiplos touchpoints, cruzam estas informações com outras bases de dados  públicas ou compradas, e entregam para você uma identidade de cliente enriquecida e muito mais útil. Obviamente, um maior enriquecimento de dados first party, lhe permite melhorar os modelos de atribuição das suas campanhas, e saber exatamente quais canais e campanhas estão realmente gerando bons resultados. Sem esse enriquecimento, a tendência é você ficar cada vez mais às cegas quanto aos resultados reais das suas campanhas, pois as restrições à troca e coleta de informações entre os grandes players só tende a aumentar, seja por pressão do lobby governamental, seja por competição entre os próprios players.

CDP Institute: CDP Use Cases: What Users Want

Desenvolvimento Web com Jamstack

Se existe uma coisa que ficou clara durante o covid, é que as pessoas são rápidas em mudar de hábitos quando o novo hábito se mostra mais cômodo, eficiente e barato(sim, é necessário pontuar o óbvio). Essa mudança veloz de hábitos causou uma explosão do ecommerce, explosão dos apps de entrega e demanda gigantesca por serviços de tecnologia envolvendo web e ecommerce (exceto pelo uber que continua apresentado prejuízo).

Antes do covid, websites e apps ainda pareciam ser opcionais e não dignos de muito investimento para muitas organizações, hoje eles são absolutamente obrigatórios e peça central para comunicação e marketing de qualquer negócio. Em um mundo onde mais de 85% dos consumidores primeiro busca online pela sua empresa, o website passou a ser o primeiro e mais importante touchpoint de toda e qualquer empresa.

Vantagens do Jamstack

Jamstack é um conjunto de tecnologias web que desacopla as tecnologias utilizadas na criação de páginas web, aplicativos e ecommerce. O que ele faz basicamente é separar em diferentes partes o design, o servidor, a programação e o armazenamento de dados em diferentes camadas e plataformas.

Ao fazer isso ele nos permite criar sistemas extremamente flexíveis, bonitos, rápidos, fáceis de atualizar e ainda por cima mais seguros, é um novo paradigma para desenvolvimento web, principalmente de websites.


Otimização de campanhas de marketing omnichannel com machine learning

Sistemas de Machine Learning e Deep Learning já são realidade em algumas nuvens, e não temos dúvida alguma de que o seu uso só tende a aumentar nos próximos anos. A indústria da inteligência artificial será uma das maiores do mundo na próxima década e muito provavelmente vai gerar riqueza comparável com a da própria internet. Acreditamos em um crescimento CAGR acima de 30% para os próximos anos, e esperamos um crescimento explosivo no uso de sistemas inteligentes em praticamente todo tipo de nicho.Já é possível utilizar esses algoritmos para analisar grandes bases de dados, gerar novos insights para oportunidades de negócios e otimizar o orçamento de campanhas multicanais praticamente em tempo real. Imagine ter um sistema que fica 24h/7D analisando o desempenho de múltiplas campanhas e ajustando o budget e possivelmente lances em tempo real.

Obviamente estes sistemas precisam ser programados e treinados para fazer tal tipo de análise e tomada de decisão. Dependendo da solução o treinamento destes algoritmos pode levar semanas ou até mesmo meses, por isso é sempre importante contar com uma consultoria externa na hora de implementar esse tipo de ferramenta. Pois no pior dos casos mesmo após meses de treinamento o resultado final pode continuar a ser sub-par.

Mais aplicações de realidade aumentada(AR)

Facebook META 3.25% se transformou em META, mas muito antes dele o próprio Google já investia e continua a investir bilhões na Magic Leap, sua subsidiária do conglomerado alphabet especializada em disrupção em tecnologias AR. Microsoft MSFT -1.09% já possui aplicações industriais profissionais com o seu dispositivo AR Hololens, e já demonstrava interesse nesta área quase duas décadas antes com uma pontinha no filme The Island-2005. E obviamente a gigante Apple está no centro dos burburinhos no Vale do Silício, já sendo fato, o real super secreto projeto de óculos AR em desenvolvimento a alguns anos, o Apple Glass.

E se depender do número de novas patentes registradas nos últimos 5 anos, podemos prever que a própria Apple acredita que o seu futuro já não está mais no iPhone e sim no Apple Glass. Para uma empresa que foca em design e produtos premium que são vistos por muitos como um acessório de luxo, o que poderia ser mais lucrativo que vender por um preço super premium um acessório que vai no rosto em vez da bolsa. Ou melhor ainda, imagine tornar o Apple Glass 100% dependente do iPhone, e cobrar um valor igual ou maior pelo mesmo. Mesma carteira de clientes, mas o dobro em vendas de hardware e uma completa nova demanda por apps especializados.

Como podemos ver, não é mais uma questão de se vamos ter uma revolução AR, é apenas uma questão de quando vamos ter uma revolução AR.

AR já pode ser utilizado para criar experiências imersivas na demonstração de produtos de qualquer tipo, e também para a criação de experiências inovadoras para lojistas e marcas com forte presença em shopping centers.

Maior oportunidade no uso de drones e fotografia e vídeo 360º

Por sua natural proximidade com o mundo AR e VR, fotografia e vídeo 360º tendem a crescer nos olhos dos consumidores na mesma proporção em que o facebook vai ficar repetindo a palavra metaverso pelos próximos anos. Durante o covid houve um crescimento imediato de mais de 200% na demanda por serviços e sistemas de tour virtual 360º, o crescimento foi tamanho que quase dois anos depois ainda existe falta de hardware especializado no mercado.

Prevemos que da mesma forma que todas as empresas hoje possuem websites, todas as empresas vão possuir alguma forma de tour virtual 360. E se formos além e pensarmos em toda a questão do Metaverso e antes deste o ainda mais prático e já presente Omniverso da NVIDIA e sua ideia de Digital Twins que por enquanto está limitada a indústria(uma espécie de Mirror Universe). Então é apenas uma questão de tempo até estas tecnologias se cruzarem para causar uma explosão de adoção e inovação por todo o setor. Junte a fotografia 360º 8K, com a precisão do laser interferometry, e você tem o pacote de dados completo para que o algoritmo de deep learning recrie o digital twin do local dentro do omniverso, feito isso, a única peça faltante é a camada de conexão do metaverso.

Criação profissional de tour Virtual 360º de elevada resolução já é uma realidade e você pode contratar hoje mesmo para sua organização, é um dos serviços que oferecemos para os nossos clientes. Além do tour virtual, a criação de peças adicionais para campanhas de marketing e website é um plus que agrega muito valor e personalidade para a marca, melhor ainda se incluirmos novas e interessantes perspectivas com o uso de drones.

Enquanto o tour virtual 360º já é uma realidade capaz de trazer retornos financeiros reais para qualquer tipo de negócio hoje mesmo, os Digitais Twins ainda estão limitados a aplicações industriais muito específicas e fora do alcance técnico e financeiro de empresas de médio e pequeno porte.

Mais usos e oportunidades para renderização 3D fotorealista

O avanço tecnológico na área de renderização tem sido um tanto absurdo nesta última década. Tão absurdo que Deep Fake e Ray Tracing se tornaram peças do cotidiano para mesmo os profissionais menos experientes do setor. A chegada recente do novo motor de renderização 3D Unreal Engine 5 do Conglomerado EPIC mudou ainda mais o quadro do setor.

Alguns estúdios de cinema, como Marvel, Disney e Pixar estão adotando o motor Unreal para criar sets de filmagem foto realistas, criados em tempo recorde e a baixo custo. Mas a inovação não para por aí, como o motor Unreal é na verdade um motor de games, os mesmo assets criados para as filmagens podem ser prontamente exportados para dos vídeo games criados pela companhia e vice versa. A indústria cinematográfica e de vídeo games está prestes a sofrer uma explosão de criatividade sem precedentes, os baixos custos de renderização somados à possibilidade de reaproveitamento de conteúdo para outras mídias, vai tornar centenas de projetos antes inviáveis em projetos reais e lucrativos.

Hoje já podemos criar uma cópia digital de qualquer ambiente ou produto dentro do mundo virtual, feito isso as possibilidades são infinitas para o que se pode criar em termos de fotografia foto realista e vídeos com ou sem interação.

Criação de avatares também é um mercado que tende a expandir, grandes empresas do varejo já vem adotando esta estratégia há algum tempo. Em vez de ficarem dependentes dos ricos de ter um ator, executivo ou personalidade como representante da empresa, elas criaram seus próprios avatares virtuais, propriedade da organização e principal face da empresa junto aos clientes.

Agostic Cloud computing and data storage

A nuvem cresceu e cresceu nos últimos anos, tendência é que continue a crescer, já sendo possível até mesmo transferir o seu windows e desktop pc para a nuvem e trabalhar a partir de lá, tendo apenas um monitor ou tv com teclado e mouse.

Salvo exceções onde a baixa latência de acesso e processamento vai continuar a exigir soluções em edge computing, todo restante das necessidades computacionais das organizações tende a ser transferido para a nuvem.

Computação agnóstica, seja em dados seja em processamento, significa operar uma infra estrutura mais aberta e sem regras inflexíveis para o que você pode ou não pode fazer com os seus dados. Basicamente no modelo agnóstico você se livra quase que por completo do antigo sistema de modelos legados, onde mesmo após anos de insatisfação com um determinado software ou plataforma, era quase impossível migrar para algo novo, mais barato e melhor devido alguma incompatibilidade.

No modelo agnóstico você fica livre para continuar a inovar, avançar, testar, conectar e integrar na velocidade que você desejar. Você fica livre da prisão criada pelo modelo de negócios de alguns fornecedores, essa liberdade lhe ajuda a reduzir custos e testar mais coisas mais rápido.

Criação e otimização de conteúdo SEO assistido por ferramentas de NLP

O Google sempre insiste que o segredo para aparecer no topo das buscas é apenas criar um bom conteúdo e pronto, o resto é tudo com o algoritmo dele e suas múltiplas e por vezes confusas atualizações regulares. Bem nós sabemos que as coisas não são bem assim, em mercados competitivos, para aparecer no topo não basta bom conteúdo e sorte, é preciso usar o que existe de melhor.

Pois se você não usar antes de alguém, alguém vai usar antes de você, 5~6 meses de atraso e 1~2 atualizações do google depois, o seu ranking pode sofrer um revés difícil de reverter.

Algoritmos NLP(natural language processing), são algoritmos de deep learning focados em lidar com linguagem natural, eles são capazes de até certo ponto interpretar o contexto do conteúdo, gerar respostas, resumos e também inferir variações deste conteúdo com base no que eles acabaram de ler. Ou seja, é muito provável que cada vez mais o próprio google esteja dependendo destes algoritmos para fazer suas próprias interpretações das buscas e entregar resultados mais objetivos aos usuários. E se pensarmos que o próprio google se define como uma empresa AI first, então é extremamente provável que NLP vai ser tornar dominante em algum momento.

Usamos estes algoritmos NLP para melhorar e atualizar o conteúdo existente e também para obter insights na criação de novos conteúdos, incluindo ideias de palavras chaves com potencial LSI(latent semantic indexing). Outro exemplo é se o nosso algoritmo NLP encontra muita dificuldade para entender o nosso texto, então é muito provável que o proprio algoritmo NLP do google, embora muito superior, encontre mais dificuldade também.

Reunir o melhor do potencial criativo humano com o melhor da capacidade analítica da máquina, essa é a ideia central por trás do SEO auxiliado por NLP, e essa é a atual tendência do SEO para este ciclo.

Completa integração do stack de softwares via APIs

Sua inteligência está limitada a quantidade, qualidade e capacidade de analisar dados, ou seja, você precisa de dados tanto quanto precisa de capacidade analítica. A maioria dos bons softwares modernos conta com uma API de acesso para integração com outros sistemas e ferramentas.

Integrar todas as fontes de dados da sua organização é o primeiro passo para criar um real sistema de BI moderno, sua capacidade de gerar inteligência estará sempre limitada a sua capacidade de integrar todos os softwares do seu negócio.

Alguns podem pensar que a alternativa então seria adotar um único sistema para tudo, mas a realidade é muito diferente, softwares e soluções generalistas nunca são tão boas quanto as soluções especializadas. A unificação pode parecer o caminho mais fácil mas na verdade não é.

Para este ciclo você já precisa ser capaz de integrar todos os softwares do seu stack, eles precisam ser capazes de conversar entre si. Caso algum deles não suporte APIs, o recomendado é migrar o quanto antes, pois dados em silos são a receita para o fracasso de qualquer atividade que dependa de inteligência de negócios.

Implantação de políticas de segurança da informação

Com um crescimento CAGR esperado de cerca de 14,5% ao ano para os próximos 8 anos, a cibersegurança já é peça central das atividades e estratégia de qualquer tipo de organização. Não importa o seu nicho de mercado, uma grave brecha de segurança pode ser catastrófica tanto para a organização quanto para os clientes que acabam por ter seus dados expostos.

O crescimento no número de ataques cibernéticos mais que dobrou nos últimos 3 anos, e a previsão é que em 2025 os crimes cibernéticos já estejam custando mais de U$10 trilhões por ano as empresas. Já vimos hospitais sendo paralisados por dias, já vimos psiquiatras sendo processados por centenas de pacientes simultaneamente, já vimos grandes empresas terem que fechar as portas devido a danos irreversíveis a sua reputação. E não pense que só porque você é pequeno você estará livre de crimes cibernéticos, já tivemos casos de clientes pessoas físicas que sofreram chantagem por meses, e outros que perderam dezenas e em alguns casos centenas de milhares de reais em crimes cibernéticos. Estatísticas apontam que são as pequenas empresas as mais afetadas pelos crimes cibernéticos, com cerca de 43% de todos os crimes cibernéticos afetando as pequenas.

Você precisa tomar o controle da sua segurança cibernética já neste ciclo, pense no custo deste investimento como um tipo de seguro adicional, o mesmo tipo de seguro que você faz e renova para o seu carro todos os anos.

Assim como é praticamente um fato que todo o motorista vai em algum momento se envolver em um acidente de trânsito, é praticamente um fato que mais cedo ou mais tarde você será alvo de algum crime cibernético. Mas diferente do automóvel que normalmente você só dirige um por vez, no crime cibernético você está exposto o tempo todo em múltiplos locais. Na segurança da informação chamamos essa multitude de exposições de superfície de ataque, quanto mais tecnologia você usa, mais exposto você está e maior a sua superfície de ataque.

Experimentação com NFTs e Criptomoedas

NFTS explodiram em popularidade no mundo todo, mas principalmente nos grandes centros econômicos e culturais dos Estados Unidos e União Européia. As primeiras indústrias fortemente impactadas estão sendo a indústria da arte e indústria de games, mas a tecnologia por trás dos NFTs vai muito além e pode muito mais.

A mesma tecnologia utilizada nos NFTs será utilizada para combater o crime, a pirataria, falsificação e sonegação fiscal pelo mundo. Ao utilizar mecanismos de assinatura digital e rastreamento com histórico temporal transparente, será possível conferir e garantir a procedência e posse legal de qualquer produto.

Para a indústria e grandes marcas isso muda tudo, pois elas agora terão uma nova e poderosa ferramenta para proteger a sua propriedade intelectual mundo afora, prevemos grande valorização das grandes marcas.

Para os governos e autoridades policiais isso muda tudo, pois não só ficará mais fácil combater a sonegação fiscal tanto do mercado formal quanto informal, como também combater o crime tanto de roubo quanto de receptação.

Para os varejistas e atacadistas isso muda tudo, pois agora vão possuir uma poderosa ferramenta para auxiliar na criação e fortalecimento de suas marcas próprias através de parcerias com indústria, grandes marcas e criadores.

Para os consumidores isso muda tudo, pois agora vão possuir uma forma simples e rápida de conferir a procedência e autenticidade de produtos, além disso terão uma segurança e proteção a mais quanto a questão de furtos e roubos. Também vão possuir maior poder de barganha no mercado de segunda mão, uma vez que agora podem provar procedência e transferir a propriedade de seus produtos originais a qualquer momento, e de uma forma simples e rápida.

Acreditamos que as tecnologias derivadas do Blockchain vão fazer parte de toda a malha econômica, cultural, política e social da humanidade dentro dos próximos 10 anos.

Blockchain estará por tudo, o número de aplicações possíveis é difícil de contabilizar, assim como o incrível potencial de crescimento deste mercado. O mercado blockchain atualmente está estimado em aproximadamente U$3 trilhões de dólares, para 2030 a previsão é de que o mercado supere com relativa facilidade a casa dos U$35 trilhões de dólares.

Recomendamos que os nossos clientes comecem a aceitar criptomoedas ainda neste ciclo(mesmo que de forma limitada), e que já se preparem e prefiram se aproximar de empresas e organizações pioneiras neste mercado.

Obrigatoriedade da transformação digital ainda neste ciclo

Todo mundo está falando em transformação digital, e para mais de 80% dos executivos consultados pela Harvard Business Review, a transformação digital é uma preocupação e prioridade. E essa é a opinião unânime entre os maiores líderes de negócios do mundo, a transformação digital é prioridade e a transformação digital precisa ser acelerada.

O que defendemos é que primeiro precisamos mudar a mentalidade e forma como abordamos o problema digital, acreditamos que transformação digital não é apenas um projeto isolado, com início, meio e fim. O start da transformação digital é definitivamente um projeto, mas tudo aquilo que vem depois é muito mais do que o primeiro start.

Precisamos atuar e alinhar todas as áreas da organização, os líderes precisam trabalhar em conjunto e com ajuda de especialistas, sendo crucial que tecnologia, sistemas, processos e pessoas sejam interligados em um nível cada vez maior.

Devemos sim digitalizar a organização, mas a digitalização que buscamos precisa se alinhar à cultura da organização, ou seja, temos que incluir a transformação digital dentro da cultura organizacional. No fim do dia, são as pessoas que serão a chave para o sucesso do projeto de transformação digital sustentável.

Missão e propósito podem e devem ser revistos para melhor se adequar a mudança cultural, incluir algum fator tecnológico mesmo que subjetivo ou implícito dentro da missão e propósito torna-se um pré requisito para o sucesso de longo prazo da transformação digital.

Para nós, líderes de negócios, a constante aceleração tecnológica e mudança cultural, significa mais e mais desafios no que diz respeito ao potencial de transformação digital existente nas nossas organizações. E se tecnologia movimenta a cultura, é de se esperar também uma contínua aceleração no que diz respeito a instabilidade política, jurídica e regulatória das nações. Não é apenas a tecnologia que muda de forma acelerada, é também a política, as leis e a sociedade como um todo. Nós precisamos nos preparar para a chegada destes impactos, principalmente se trabalhamos em organizações que têm maior exposição a compras do governo, subsídios e políticas regulatórias.

E mais do que isso, esses avanços tecnológicos que se retroalimentam, demonstram claramente que existem ciclos de adoção e aceleração tecnológica. Ou seja, se perdemos o timing de um ciclo, corremos o risco de ficarmos consideravelmente atrás da concorrência durante este e os próximos ciclos. Seja em termos tecnológicos, seja em termos cultural e político social, arriscando colocar em risco a lucratividade e capacidade de inovação, retenção de talentos e crescimento das nossas organizações.

Veja bem, o timing não diz respeito apenas a tecnologia em si, mas o mais importante, diz respeito as pessoas e a velocidade com que contratamos e treinamos pessoas para lidar com as novas tecnologias, desafios e mudança cultural que vem com ela. Leva tempo para mudar uma pessoa e uma cultura, muito mais do que o tempo necessário para mudar um software ou incluir e modificar processos na organização.

Recomendamos que nossos clientes já iniciem com essa mudança de mentalidade ainda neste ciclo, não temos a confiança teórica e técnica de que será possível reverter os danos causados pela não mudança cultural dentro deste ciclo. Também ainda neste ciclo é importante repensar e incluir um fator tecnológico dentro da missão e propósito da organização, isso vai servir como uma bússola e criar uma base mais estável para a mudança cultural.

Ativação de projetos de sustentabilidade

O público está cada vez mais sensível às ameaças da mudança climática e crescimento da desigualdade entre super ricos e pobres, não sendo um sentimento restrito a um ou outro país ou cultura, o sentimento é o mesmo por todo o G20.

Empresas politicamente corretas e que buscam a sustentabilidade de forma proativa e com projetos de longo prazo e consistentes, estão sendo preferidas pelos consumidores. E essa preferência não está ocorrendo apenas no nível consciente mas também inconsciente. Os seres humanos são animais sociais, e toda escolha que fazem envolve pesar as consequências sociais desta escolha aos olhos de seus pares. Ninguém quer ser visto e reconhecido como o rei do desmatamento ou explorador da mão de obra das massas.

Custo social se traduz em custo financeiro mais cedo ou mais tarde, uma pessoa politicamente incorreta vai ter menos opções de qualidade no mercado de namoro da mesma forma que uma empresa vai ser menos atrativa para os melhores clientes e talentos do mercado.

Alguns vão argumentar que se você tem um monopólio, não há risco de perda de clientes, mas a verdade é que não existe um único monopólio que sobreviveu ao tempo com esse tipo de mentalidade, certamente não em países democráticos.

Uma organização politicamente correta e engajada em causas sociais, tem não apenas mais chances de atrair e reter os melhores clientes do mercado, como também muito maiores chances de atrair e reter os melhores talentos do mercado. Pense que com o poder do marketing digital podemos mostrar e expor qualquer atividade social realizada pela empresa para um grande número de pessoas e a um custo extremamente baixo.

Não há muito o que pensar, basta começar a agir hoje mesmo, o ROI deste tipo de investimento é extremamente elevado e influencia um grande número de métricas importantes para o crescimento e sobrevivência do negócio.

Transforme a consciência social e a sustentabilidade em um novo hábito a ser sustentado por novos processos e mudança cultural dentro da sua organização. O investimento inicial pode vir um pouco do branding, do marketing, RH, contábil e até mesmo da própria diretoria, uma vez que muitos dos investimentos e doações nesta área são dedutíveis de impostos.

A recomendação para este ciclo é começar com iniciativas internas que miram o carbono neutro para uma determinada escala temporal, seja ela 2 anos ou 10 anos. Plantar árvores, reciclar lixo, eliminar papel, adotar uma área verde, adotar computação mais eficiente, não falta boas ideias, das mais simples às mais complexas. Temos uma equipe capacitada para lhe ajudar em todas as etapas de estratégia, planejamento, execução, obtenção de certificados e comunicação.

Na parte social, as atividades podem ser tão simples quanto doar produtos e serviços para organizações locais, como definir metas de geração de emprego e capacitação de público local. Podendo as iniciativas ser expandidas para apadrinhamento de escolas públicas e institutos técnicos, até distribuição de bolsas de pesquisa via parcerias PPP com universidades, pólos tecnológicos e laboratórios de pesquisas.

Você definitivamente pode iniciar seu desafio de sustentabilidade neste ciclo, é bem provável que já existam recursos financeiros e humanos disponíveis, você vai se surpreender com a quantidade de voluntários e engajamento que você irá encontrar dentro da sua organização e comunidade próxima, incluindo clientes.

Aqui na ACE temos um programa próprio que chamamos de BIGSOCIAL, objetivo deste programa é ajudar ONGS locais e nacionais a se digitalizar, profissionalizar e captar recursos via parcerias com iniciativa privada e governo local. Nosso propósito com esse projeto é gerar o máximo de eficiência e retorno possível por hora e real investido nestas ongs.

Também somos membros da comunidade EA (effective altruism) internacional, por isso, assim como nossos clientes da iniciativa privada, acreditamos que todo real investido deve gerar o maior benefício social possível. Nós não acreditamos que todo investimento e doações para iniciativas socioambientais possuem o mesmo valor em termos de retorno social e impacto positivo.

Todo investimento e doação possui um retorno social que pode até certo ponto ser mensurado, e é isso que fazemos, selecionamos os melhores projetos, que possuem os melhores times, mentalidade e capacidade de mensurar resultados.

Acreditamos que se a iniciativa adotada for realmente sustentável e bem sucedida, a tendência é ela crescer e ser replicada, gerando muito mais valor real para todos os players envolvidos.

Por estar alinhado com a nossa missão e propósito, os custos dos serviços que prestamos nesta área são subsidiados por um fundo interno da ACE, ou seja, quando você nos contrata para ajudar com as suas iniciativas de cunho social, você conta com preços especiais subsidiados.

Estamos prontos para ajudar nossos clientes a selecionar e até mesmo criar os melhores e mais rentáveis projetos sociais, aqueles que seguramente terão o maior impacto positivo não apenas na comunidade mas também para as ONGs e organizações privadas dos nossos clientes.

Como podemos ver, não é pouca coisa para o dever de casa, ainda mais se considerarmos o espaço curto de apenas 24 meses e a possibilidade de mais coisas serem adicionadas à lista já no próximo ano.

Como verdadeiros fanáticos pela interseção entre tecnologia e negócios, estamos sempre em busca do que existe de melhor e mais inovador para os nossos clientes. Trabalhar e operar na fronteira do conhecimento não é tarefa fácil, mas é extremamente motivador e desafiador poder questionar o amanhã todos os dias. Não existe monotonia e falta de motivação quando a inovação e novas oportunidades são constantes.

Obviamente nem todo negócio está em um mar tão vermelho e competitivo em que para sobreviver necessita implementar todas estas tendências em um curto espaço de tempo. Muito menos ter que ja se preocupar em investir agora nas tecnologias e tendências do Next Big Ideias. Mas é sempre melhor sabermos o quanto não sabemos, do que nos iludirmos achando que já estamos fazendo o melhor possível.


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