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Escalada nos custos de aquisição exige novo tipo de posicionamento na estratégia de retenção

January 28, 2022

Informação

Tempo de leitura: 11 min
DIRETO AO PONTO

Já que fica cada vez mais caro adquirir novos clientes, devemos focar mais em estratégias, design, processos, tecnologias e atividades que promovem maior satisfação e retenção destes mesmos clientes.

Devemos utilizar da tecnologia e inovação para maximizar o CLTV da nossa base de clientes, com o principal objetivo ser de oferecer cada vez maior valor para os clientes. E não apenas maior valor real, mas também maior valor percebido. Tecnologica integrada e baseada em cloud torna-se obrigatória.

Customer experience(CX) deve se tornar o centro das suas estratégias de marketing digital, só assim será possivel manter a competitividade do négocio em um mundo de custos de aquisição crescentes.

Os custos de aquisição de clientes estão escalando em todos os nichos, temos acompanhado esta tendência no dia a dia de todos os nossos clientes. Alguns nichos mais impactados do que outros, sem dúvida, mas todos com uma tendência clara de elevação nos custos de aquisição.


Certos nichos como o de infoprodutos, tem tido uma escalada de custos tão grande que podemos prever a inviabilidade deste modelo de negócios “De Lançamentos” dentro dos próximos 5 anos.

Previsão percentual de crescimento dos custos de PPC.(Roxo) VS Potencial de crescimento mensal no número de novos clientes obtidos por SEO.


Outro ponto é que os consumidores estão cada vez mais imediatistas, e as taxas de lealdade às marcas nunca foram tão baixas, existe muita informação disponível no mercado, clientes nunca estiveram tão bem informados. Esta abundância de informações encoraja os clientes a testar coisas novas com mais frequência, ou seja, testar a concorrência, o que leva a crescentes menores taxas de lealdade a marcas.


Já que os custos de aquisição de clientes não para e não tende a parar de crescer, e taxas de lealdade a marcas cada vez mais baixas, está na hora de começarmos a investir mais em processos, tecnologia e canais de aquisição e retenção que estão o mais descolados possível destas tendências maquiavélicas.


Segue 3 recomendações que selecionamos e recomendamos como prioridades aos nossos clientes, elas vão permitir que consigamos competir e vencer a concorrência neste futuro de elevados custos de aquisição de clientes.


1 - Amplie os investimentos em SEO enquanto há tempo


Diferente dos investimentos em PPC, os investimentos em SEO tendem a levar mais tempo para maturar, ou seja, enquanto no PPC novos concorrentes podem entrar em praticamente começar a competir de igual para igual já no primeiro dia, no SEO novos entrantes precisam investir por meses ou até mesmo anos antes de obter algum retorno positivo e consistente. 


Essa demora em obter ROI em SEO desestimula os novos competidores a persistir, criando uma barreira na forma de seleção natural, onde apenas os melhores e com melhor caixa e processos conseguem realmente sobreviver e persistir por longos períodos de tempo nesta atividade.


Nós devemos solidificar nosso posicionamento nas atividades de SEO, reforçando elas cada vez mais, os custos de manter as atividades de SEO vão escalar sim, mas não da mesma forma que está sendo e será a escalada de custos de aquisição em PPC.


Quanto mais bem posicionados estivermos em nosso SEO, e quanto mais solidificada estiver nossa estratégia e execução, mais bem protegidos estaremos da concorrência e maior facilidade teremos para escalar ainda mais no rankeamento dos mecanismos de busca. Estratégia, investimento, tempo e execução, quanto mais destes fatores o seu SEO tiver, mais seguro você estará e maior será o seu ROI nas atividades de SEO. Novos entrantes do mercado sempre terão de seguir a mesma fórmula, mas no longo prazo estratégia e tempo sempre estarão ao nosso favor.



2 - Invista mais em Design, invista em Design Superior


Estudos mostram que as empresas que mais investem em design, são até 40% mais lucrativas que aquelas que não investem em design. Design superior é fator de diferenciação e diferencial competitivo no mercado, seres humanos apreciam a boa estética e dão um valor real a mesma.


Um design superior nos coloca em um patamar diferente daquele dos nossos concorrentes na mente dos nossos clientes, e isso é o que mais importa aqui, o correto posicionamento na mente do consumidor.


Melhor design não vai apenas nos ajudar a adquirir mais clientes, vai também nos ajudar a reter mais clientes. E indo um pouco além de clientes, melhor design ajuda também a atrair e reter talentos. 


Lembre-se, a percepção de qualidade e superioridade é tão importante quanto o fato em si. 


Se nós não formos capazes de comunicar visual, textual e verbalmente o quão bom nossos produtos e serviços são, grande parte do nosso potencial de lucratividade de crescimento estará sendo desperdiçado.  


Não basta ser o melhor do mundo naquilo que você faz, é preciso saber comunicar tanto de forma explícita quanto implícita de que você é o melhor do mundo, e o design superior faz isso, ele comunica de uma forma não verbal e subjetiva o quão bom você é.


3 - Amplie e otimize as atividades de Customer Experience(CX)


Já que os custos de aquisição de clientes não param de crescer, devemos contrabalancear ele com maior e melhor capacidade de retenção e fidelização. Objetivo é elevar e otimizar ao máximo o CLTV por cliente e isso inclui influenciar positivamente as taxas de NPS.


Começamos por mapear todos os touchpoints do negócio, e após isso integramos estas informações ao nosso funil de vendas, de forma a cruzar todos os data points mais relevantes para a otimização da experiência do consumidor.


Neste processo de otimização os três principais objetivos são:


- Satisfação do cliente, queremos que o cliente realmente esteja satisfeito com os produtos e serviços adquiridos. Precisamos colher o feedback e agir de acordo com este feedback, e mesmo que estejamos com o ego ferido, devemos encarar a realidade e agir de acordo. A maior parte dos clientes costuma não entregar feedback algum, ele simplesmente migra para a concorrência, muitas vezes sem dizer nada. Neste ponto a escuta proativa é muito importante, nós precisamos perguntar.


- Maximização do CLTV, queremos que o cliente permaneça conosco pelo maior número de meses e anos possível. Queremos que ele compre novos produtos e serviços, faça algum tipo de assinatura, ou simplesmente compre o produto ou serviço de forma recorrente. Quanto maior for o CLTV menor relativamente ao valor de receita total do cliente será o custo de aquisição deste em termos percentuais.


- Elevar as métricas de NPS, queremos que o cliente promova ativamente o nosso negócio, e a aquisição de novos clientes via marketing boca a boca é o melhor tipo de aquisição, pois não só o custo de aquisição é virtualmente nulo, o cliente indicado costuma se encaixar em um ciclo de compra muito mais curto e de menor custo operacional para o negócio. O cliente bem indicado já vem confiando na marca e produto ou serviço oferecido, desta forma uma etapa inteira da jornada de compra é eliminada quando existe uma boa indicação. 


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